top of page

IA e GameDev

Não é de hoje a polêmica sobre os efeitos de ferramentas digitais sobre as ações humanas, em especial sobre profissões e educação. Muito se comenta acerca do estado cômodo em que as pessoas se colocarão por conta das facilitações promovidas pela Inteligência Artificial. O fato é que tudo o que é tecnológico serve para facilitar nossas vidas, algumas mais que outras, desde a invenção da escrita e do livro até uma hipotética geração de robôs novelizadas na ficção.

Não, a IA não veio para assumir empregos, incapacitar pessoas e provocar divórcios, mas sim surge como mais uma ferramenta assistente para nosso cotidiano. Esses programas devem ser vistos como alegres estagiários prontos para atender você, e é aí que mora a reflexão: até que ponto você assume o seu papel de ser humano consciente que detém o domínio da situação?

Em seu livro, Edney Souza muito coerentemente explica a realidade:


Ou seja, você não vai usar o ChatGPT como um substituto do Google ou da Wikipedia. Pense nele como um estagiário super inteligente, se você der uma tarefa com muitos detalhes, ele vai fazer bem feito, mas ainda é necessário revisar o trabalho entregue.

E na realidade, até para mandar você deve saber, pois sem saber, não tem o que mandar. A ameaça da substituição está em quem não sabe avaliar o resultado de uma IA, pois também não saberia avaliar o retorno de um outro ser humano. Portanto, ESTUDE SEMPRE, PRATIQUE SEMPRE, CRIE SEMPRE, o domínio não pode sair de suas mãos, seja em uma relação interpessoal, seja em uma relação tecno-humana. Informação temos aos montes, agora é lidar com conhecimento e isso é específico da sua mente dotada de consciência.

Uma das maiores polêmicas em torno da IA é a questão dos direitos autorais sobre os dados que a alimentam. Como ela "aspira dados" e trabalha em cima deles de acordo com o algorítimo inserido, a questão ética ainda é uma área cinza debatida no mundo inteiro e, diga-se de passagem, não começou agora. Não é objetivo deste texto apresentar argumentos acerca do tópico das propriedades intelectuais, mas sim aproveitar o potencial assistencial da IA.

Como isso ocorre? Através do prompt. O comando dado, ou prompt, deve ser bem construído a fim de garantir um retorno mais verossímil para quem controla a ação. Logo, é uma questão de construção textual, e tudo o que você exercitou e continua exercitando com suas capacidades linguísticas (e semióticas) faz parte desse processo. O prompt tranquilamente pode ser considerado um gênero textual em ascensão (ou democratização), mas isso é papo para a minha skin professor, e aqui eu estou como tio Dovah, o desenvolvedor de jogos.

Vamos refletir: como você solicita algo para sua IA?

Seguem algumas dicas de como elaborar o prompt para conseguir resultados bons. Importante perceber que:


1- A IA "alucina" - é o termo usado para o efeito de "burrice" da IA, que na verdade é apenas uma confusão na organização dos dados coletados para ser mostrado para você. A validação do resultado tem que ser dada por quem controla o processo.


2- Algumas IAs têm censura - não é possível pedir qualquer coisa para a IA, eu mesmo, fazendo pesquisas e gerações para meu projeto, encontrei diversas recusas de retorno por questões éticas da empresa (era só um jogo de terror, mas a IA me sugeriu um psicólogo e descanso...)


3- Algumas IAs são melhores que outras para determinadas buscas- o DeepSeek e o ChatGPT se mostraram melhores para modificação de códigos que o Copilot e o Gemini, por exemplo, mas pode ter sido apenas questão pontual, uma vez que outros desenvolvedores relataram situações diversas. Quando perguntei sobre os nomes das personagens do RTP (os assets que já vêm dentro da engine do RPG Maker) das versões de RPG Maker, apenas o Copilot retornou algo bom, todas as demais alucinaram com o mesmo prompt.



Métodos de prompts

A Engenharia de prompt é uma carreira muito interessante e ela confirma uma lição que é ensinada nas aulas de língua portuguesa desde o ensino infantil: nós somos corresponsáveis pelo entendimento de nossos interlocutores, logo, nós somos responsáveis por construir bons textos para melhorar a compreensão. No caso das IAs, lembre-se de que não há consciência nela, o que aumenta a sua responsabilidade. Vamos agora ver alguns métodos interessantes para espremer da IA algo legal:


1- O Zero-shot prompting - é o prompt feito sem prévias informações. A forma mais comum de se solicitar algo e que, por conta da amplitude de possibilidades de retorno, a que pode causar mais alucinações e ambiguidades. É mais provável que você chame a IA de "burra" nesse processo, embora ela tenha um grande valor nos testes de prompt.


Exemplo: me dê um enredo de jogo de sucesso.


2- Few-shot prompting - é o prompt feito a partir ou acompanhado de exemplificações. Direcionar a IA para retornar dentro de um modelo de expectativa de resposta ajuda a ter uma seleção melhorada de informações.


Exemplo: crie um enredo de jogo de aventura nos seguintes moldes: premissa (exponha a premissa), conflito (exponha o conflito em contraposição à apresentação harmoniosa da narrativa), clímax (exponha como o conflito é resolvido), ponto de virada (crie uma reviravolta), desfecho (finalize o enredo). O tema é aventura medieval e os protagonistas são seres mágicos em um mundo maravilhoso com perigos à solta.


3- Persona - este é o meu preferido. Oriente a IA para agir feito uma personagem. Dessa forma, há um "recorte" semântico e ela construirá respostas levando em consideração essas determinações. Isso inclui a linguagem utilizada.


Exemplo: assuma a persona de um especialista em Java Script e me ajude a resolver esse problema. Me ensine sobre Funções como se você fosse professor de programação, cite exemplos e proponha exercícios / aja como se fosse game design focado em RPG, me ajude a construir um universo baseado nos jogos X e Y. (Particularmente, eu ainda proponho que ela responda, quando é muito difícil, considerando que eu sou uma criança de dez anos e tenha cuidado na explicação, dá muitoc erto no geral).


4- Detalhe as tarefas - aqui eu vou aglutinar mais de um método. Quanto mais informação melhor a expectativa de resultado. É aqui que será separado o ser humano da IA: você precisa saber o que pedir para pedir, até para mandar você tem que conhecer. Portanto, é importante entender previamente para que possa avaliar a fidedignidade do retorno. Uma boa prática é solicitar à IA o caminho percorrido para o raciocínio ou que ela indique fundamentações. Muito bom para pesquisa acadêmica.

Exemplo: faça uma pesquisa sobre os tipos de jogadores e as diferentes teorias de jogos. Traga conceitos, exemplos e propostas de uso focadas em jogos eletrônicos de computador. Procure em sites e publicações diversas sobre o conteúdo. Fundamente em teóricos a sua pesquisa, identificado-o e trazendo suas obras indicadas, bem como explique como chegou à essa conclusão. Ao final, projete uma escala com os tipos de jogadores mais comuns no contexto dos RPG on-line para que eu possa direcionar um projeto em que trabalho (informações sobre o projeto são bem-vindas).


5- Refinamento de prompt - todas as formas acima podem necessitar de refinamento, ou seja, de (re)direcionamento para, por fim, alcançar uma resposta satisfatória. Portanto, é comum que uma resposta leve a uma nova busca, uma nova informação, uma nova pergunta, tal qual se faz em uma pesquisa real (porque é uma pesquisa real, apenas feita com seu "estagiário carinhoso").


6- Pergunte como perguntar - ocorre às vezes que não sabemos como buscar uma informação, então a IA pode te ajudar a tratar disso com ela mesma. Pergunte assim:

  • Estou fazendo uma pesquisa sobre criação de raças de RPG, mas não sei como pesquisar. Que tipo de informações eu devo buscar?

  • Como criar um prompt para pesquisar em você sobre serious games e o uso pedagógico de jogos digitais?


7- uso de delimitadores - isso foi retirado do livro acima e testado no ChatGPT. Alguns elementos gráficos podem sinalizar para a IA que determinado trecho do prompt tem função específica.

  • <contexto>---</contexto> ou ###contexto - separa um contexto do restante do texto.

  • <tarefa>----</tarefa> ou ###tarefa - separa uma tarefa do restante do texto.

  • <detalhes>---</detalhes> ou ###detalhes - separa detalhes do restante do texto

  • uso de "..." - aspas determinam texto restritivo, ou seja, se não for indicado outro uso, o seu conteúdo será lido como uma informação literal e buscado desse jeito, tal qual num buscador como o Google.


    Exemplo:

    <contexto> Estou criando um jogo que será apresentado em uma gamejam com o tema "horror digital". O jogo será feito no Game Maker, utilizando a linguagem visual, com assets pixelados que remetem ao mundo digital. </contexto>

    <tarefa> Construa uma lógica de cutscene que apresente a personagem protagonista se deparando com um perigo que a perseguirá por todo o jogo. Considere que ela é uma jovem de 20 anos, estudante de medicina, que perdeu os pais em um acidente de carro</tarefa>

    <detalhes>A gamejam exige que o jogo não tenha excesso de violência gráfica ou psicológica. O jogo tem que durar até uma hora, logo a lógica de cutscene não deve ser longa. Sua proposta deve ser dinâmica considerando a escassez de tempo e recurso gráfico.</detalhes>


8- Liberdade criativa - por fim, desafie a IA, após as orientações, a acrescentar o que for viável e possível. Deixe que ela o surpreenda, mas lembre-se sempre de validar.


Exemplo: Crie um plano de marketing considerando o espaço virtual de blogs, jogos digitais, indivíduos e o que mais você achar necessário.


Exemplo: Estou criando um jogo de RPG com temática de Horror Cósmico. Crie três possíveis monstros para (detalhar contexto). Surpreenda-me com suas escolhas.



Então, queridos e queridas devs. Perceberam que "promptar" tem a ver com "composição textual"? Antes de escrever o que quer, saiba bem o que quer, e escolha boas maneiras e diferentes modos de alcançar resultados. Experimente. Nem sempre haverá uma resposta rápida ou certa. Às vezes o problema está no método, outras no próprio prompt, outras na IA escolhida. Em TODOS os casos, você está no comando e não deve colocar em uma máquina a responsabilidade de agir.



C ya.


2 Comments


Vallek
Vallek
Mar 24

Que texto perfeito tio Dovah!!!! 😍😍😍

Like

Amei o texto!!! Sempre aprendendo com você!

Like

MisterDovah©2025

bottom of page